segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Paella com frutos do mar

diversos 431

Ingredientes

Azeite a gosto
½ pimentão verde picado
½ pimentão vermelho picado
½ cabeça de alho-picado
500 g de camarão-rosa médio
1 kg de mexilhão com casca
1 kg de lula sem cartilagem cortada em rodelas mais a cabeça
1 kg de vôndole
1 ½ cebola picada
5 xícaras de arroz sem lavar
11 xícaras de água fervida
12 pistilos (fios) de açafrão
½ colher (sopa) de sal
500 g de camarão pistola


Preparo
Coloque azeite na panela de paella e leve ao fogo. Refogue os pimentões, o alho e a cebola picados. Com o fogo alto, acrescente a lula, o vôngole, o camarão-rosa médio e o mexilhão com a casca. Espere a água que formou se evaporar e deixe os ingredientes fritarem. Acrescente o arroz.Coloque uma xícara de cada vez, misturando aos frutos do mar. Numa frigideira, deixe o açafrão secar em fogo baixo. Acrescente o sal, amasse bem e depois junte uma xícara de água. Derrame essa mistura sobre a paella. Mexa bem. Acrescente as xícaras de água restantes, uma de cada vez, mexendo sempre. Acrescente o camarão-pistola. Abaixe o fogo, deixe o arroz cozinhar e secar a água. Retire a paella do fogo, cubra por 12 minutos e depois sirva.

 

Fiz esta paella , receita dos Jeronimos peguei aqui, não segui a risca, tambem fiz menos da metade da receita…. adorei, queria só que o arroz tivesse ficado mais grudadinho, mais a sugestão da receita do Sr Jeronimo disse que qdo estava no Brasil usava arroz tipo parbolizado, assim o fiz.

Curiosidade 1: Paella é o nome do utensílio usado para a preparação do prato, que nada mais é que uma frigideira com diâmetro avantajado – 30 cm de diâmetro, no mínimo, mas existem umas que chegam a medir mais de 80 cm - e não muito alta. Paellera, no entanto, é o nome dado à mulher que prepara a comida.
Curiosidade 2:  Alimentação básica de vários países da Ásia, o arroz é cercado de crenças que o associam à prosperidade e felicidade. Os ocidentais também assimilaram essa idéia: o costume de jogar arroz nos noivos simboliza o desejo de felicidade e fartura ao jovem casal.
Curiosidade 3:  A origem da paella data do final da Idade Média e começo do Renascimento, quando os camponeses precisavam preparar um prato que os sustentassem e fosse saboroso, ao mesmo tempo que tivesse ingredientes fáceis de serem encontrados.
Curiosidade 4: A pronúncia correta em espanhol seria algo parecido com Paelha, muito embora seja mais utilizada a pronúncia Paeja, que tem origem na Argentina e Uruguai.
Curiosidade 5: Açafrão é um tempero de origem mediterrânea, um corante de origem vegetal. Das flores de crocus sativus, de cor lilás, violeta ou branca, erguem-se longos estigmas, com formato de trompa, alaranjados que, secos, são utilizados como tempero, principalmente na paella. No Brasil ele também é conhecido como curcumana e açafrão da terra.

 

Fonte : aqui

Nenhum comentário: